Parkinson: fique atento aos sintomas

A Doença de Parkinson, ao contrário do que muitos pensam, pode se manifestar precocemente e até antes dos 60 anos. No entanto, a maior incidência desta doença está entre os idosos com mais de 65 anos (cerca de 1% deles possuem Parkinson).

Segundo a Associação Brasil Parkinson, esta doença é uma degeneração de células cerebrais que produzem a substância dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. Com a diminuição, ou até mesmo a falta desta substância, os movimentos são afetados, fazendo com que a pessoa desenvolva a Doença de Parkinson.

O Geriatra da Cora Residencial Senior, Dr. Rodrigo da Costa, enfatiza que é muito importante que os sintomas sejam diagnosticados logo no seu início, para que os tratamentos (com remédios e terapias não medicamentosas) possam amenizar os sintomas característicos da doença. “Lentidão motora, rigidez nas articulações, tremores e desequilíbrio são os principais sintomas, mas também há outros, como diminuição do olfato, alterações intestinais e problemas com o sono”, explica Costa.

A doença é crônica, degenerativa e não tem cura. Com um diagnóstico precoce é possível que o indivíduo tenha uma melhor qualidade de vida e consiga conviver com a doença por anos. São diferentes tipos de medicamentos que podem ser utilizados no tratamento, mas cada paciente precisa de um acompanhamento individualizado.

O acompanhamento médico regular é fundamental e só tomar os remédios não é o suficiente, faz-se necessário uma complementação com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e psicólogos, que são peças-chaves na melhora da qualidade de vida dos portadores de Parkinson. “Além do tratamento clinico, também existem algumas cirurgias que minimizam os sintomas. Mas é preciso uma avaliação criteriosa para saber quem pode ou não se beneficiar com este procedimento”, explica o Geriatra.

O Alzheimer também é uma das doenças degenerativas comuns em idosos. Para saber mais sobre ela, leia nossa matéria sobre os sintomas do Alzheimer.

Solicite uma avaliação.

Todo o conforto e a comodidade de Cora que cabem no orçamento familiar.
Solicite um orçamento